5 ERROS MAIS COMUNS QUE OS NOVOS GERENTES COMETEM
Saiba quais são os cinco erros mais comuns que um novo gerente provavelmente cometerá e como evitá-los.
ERRO NO.1 – QUEM É O CHEFE?
Alguns de seus subordinados serão jovens e novos, ansiosos para segui-lo. Mas os experientes podem ser mais resistentes às suas diretrizes. especialmente se aparecer como uma ordem, desconsiderando sua experiência ou sugestões. Embora, sendo o único com a responsabilidade, você também precisa afirmar sua autoridade e certifique-se de que seus funcionários o respeitam e seguem você. Seus subordinados têm um estilo de trabalho próprio, e não funcionará bem ditar seus caminhos neles. Fique calmo enquanto eles estiverem comprometidos com o trabalho, a conformidade é outra questão. Estabeleça metas e prazos, mas não interfira em seu trabalho, especialmente se forem empregados de longa data na empresa, mesmo que você seja o que está na posição superior.
ERRO N º 2 – EU QUERO SER UM TIPO PORREIRO
Embora seja importante entender o ponto de vista de seus subordinados e respeitar suas opiniões, outra coisa é deixá-los fazer o show ou ir com calma. É você, afinal de contas, quem terá que explicar as coisas quando a performance cair. Todo mundo odeia ser o cara mau, isso também, quando você é novo. Mas você precisa encontrar um equilíbrio entre o microgerenciamento e não dar nenhuma direção. Mantenha sua mente aberta para sugestões, ouça a todos, mas no final você tem que decidir sobre a direção final de sua equipe / empresa. Além disso, não desculpe qualquer comportamento de folga. Tarde ou folhas freqüentes não devem ser tomadas de ânimo leve.
ERRO NO. 3 – ESTABELECENDO REGRAS UNIFORMES E INFLEXÍVEIS
Se um empregado está freqüentemente atrasado ou ausente, coloque-o em prática, mas primeiro, entenda as razões por trás deste problema. Alguns deles podem estar sofrendo de algum problema de saúde ou podem ter um parente doente em casa. O mesmo vale para outros aspectos do trabalho também. Ao focar no desempenho e na meta, é fácil esquecer que você está lidando com pessoas – não com processos ou softwares que estão programados para funcionar de uma determinada maneira. Entenda que cada funcionário é diferente e responderá de maneira diferente à autoridade ou pressão. Em vez de se ofender, é melhor encontrar uma maneira de contornar.
ERRO N º 4 – NÃO SENDO CLARO COM INSTRUÇÕES
Alguns meses? O que exatamente você quer dizer com poucos – são dois ou seis? Como planejador, você pode ter uma ideia clara e precisa do que deseja. Mas você também precisa transmitir isso aos seus subordinados. Ser muito vago pode deixá-los confusos e perder a confiança em você. Faça uma diretriz clara, concisa e precisa. Dê aos funcionários metas e objetivos fixos. Números, não se aproxima. Eles precisam ter uma idéia adequada de como seu desempenho será medido, para permanecer motivados e trabalhar de forma eficiente e inteligente.
ERRO Nº 5 – SUPERESTIMANDO A SI MESMO E À SUA EQUIPE
Os novos gerentes costumam ser ansiosos e excessivamente entusiasmados. Livres das muletas de sua escola ou das restrições de seu emprego anterior, eles querem provar muito. Repleto de novas idéias, eles simplesmente não podem esperar para implementá-los e os processos que aprenderam. Eles querem trazer uma mudança positiva e rápida. Esse entusiasmo é muito contagiante, afetando toda a equipe, resultando em aumento de produtividade e moral. Mas, infelizmente, isso também significa que as metas que eles estabelecem também são irrealistas. Outros funcionários podem levar algum tempo ajustando-se às mudanças repentinas que um novo gerente e seus novos processos exigem. Acrescente a isso, ambos precisarão ser aperfeiçoados e ajustados até que você obtenha os resultados esperados. Portanto, estabeleça metas realistas e aceite que os novos processos também podem resultar em perdas.